O escritor, colunista, professor, análista técnico do contexto social e econômico do país além de cientista político, Thiago de Moraes, presenteou São Paulo como presidente da Fundação e Instituto Assistencial Justiça Solidária com uma mostra de fotografias a um tempo, captando o dia a dia dos moradores de rua de de maneira que ao olharmos para as fotos podemos sentir a alma e as emoções de cada um deles.
As fotos e a exposição comandadas por Thiago expressam profundamente a situação destes ao mesmo tempo que a representatividade artística é forte e marcante.
Esse trabalho foram pautas de conscientização social no Metrô e Locais de Grande Circulação da população.
Com a pandemia relembrar o fato é de grande importancia chamando a atenção ao que está acontecendo com os moradores de rua que agora está mais grave devido ao empobrecimento da população em geral.
Thiago de Moraes enviou um breve artigo sobre todos os temas :Pessoas em Situação de Rua , Infância em Risco,
Combate a Prostituição Infantil e Trabalho Escravo.
“Ter um lar é direito de todos assim como a dignidade!
A busca de um “teto” é, desde os primórdios, uma necessidade fundamental dos seres humanos. E, devido a isso, o direito à moradia vai muito além de ter um lar quentinho e confortável, se enquadra no que é chamado de direito à cidade, que garante à população o direito ao saneamento básico, à educação, à saúde, à cultura, ao trabalho e etc. Todos esses fatores são de extrema importância para a inclusão
social e para a sobrevivência humana. Além disso, deve ser um local seguro e acessível aos serviços públicos básicos, como escola, hospitais, praças e ônibus.
Sendo assim, retomar que todos os direitos humanos devem, portanto, ser vistos como de igual importância, sendo igualmente
essencial respeitar a dignidade, sentimentos e o valor de cada pessoa.”