O festival chega em sua segunda parte da temporada 2023 na cidade do Rio de Janeiro com três concertos cênicos entre os dias 11 e 19 de setembro
Os concertos cênicos de setembro trazem as óperas brasileiras: “O Caixeiro da Taverna”, de Guilherme Bernstein, sob regência do próprio compositor, “O Sonho de Edgard, A Invenção do Rádio”, de Adriano Pinheiro (uma parceria com a EBC), com regência de Priscila Bomfim e a “Montagem de Pagliacci”, de R. Leoncavalo, com Coro e Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e solistas convidados. Os três espetáculos compõem o Festival Oficina da Ópera, pensado e elaborado com o objetivo de formar equipes criativas do setor no Rio de Janeiro, também dando ênfase ao trabalho de jovens diretores cênicos.
Ópera de Câmara O Caixeiro da Taverna de Guilherme Bernstein
A comédia de Martins Pena narra a história de personagens que vivem em torno da taverna do título. Gerente, o português Manoel quer virar sócio de Angélica, dona do estabelecimento, mas ela quer, na verdade, casar-se com ele. O problema é que ele já se casou em segredo com a jovem costureira Deolinda. A obra de Martins Pena é um retrato da sociedade carioca do século XIX. Autor de diferentes comédias de costumes, ele abordou temas como a obsessão pela ópera, o desejo de ascensão social, a preocupação com dinheiro e a vida amorosa. Ao adaptar a peça O Caixeiro da Taverna, Bernstein respeitou o texto integral do dramaturgo, incluindo falas, diálogos e todas as situações.
Opereta Radiofônica O Sonho de Edgard – A Invenção da Rádio (estreia mundial), de Adriano Pinheiro
O Sonho de Edgard – A Invenção do Rádio é um espetáculo no qual a vida de Edgard Roquette Pinto e o surgimento da rádio MEC no Brasil se entrelaçam. Entrevistado por Almirante, Roquette revela histórias da Rádio MEC, antiga rádio Sociedade do Rio de Janeiro e narra sua carreira como antropólogo e defensor da rádio brasileira. Dentro da obra, o elenco vive o meta-teatro, rompendo a “quarta parede” e criando uma comunicação direta com o público presente, que se identifica com as reações de uma rádio ouvinte, escutando atentamente a estreia da opereta A Noiva do Condutor. A história mostra como a rádio MEC influenciou a sociedade carioca, seus costumes, tendências e modismos, disseminando conhecimento e cultura pelo Rio de Janeiro e Brasil.
Ópera Completa Pagliacci – de Ruggero Leoncavalo
Ruggero Leoncavallo é considerado um dos maiores expoentes do verismo italiano. Ele é autor de cerca de 20 óperas e operetas, sendo um dos compositores mais importantes do gênero. Composta por dois atos, a ópera “Pagliacci”, possui libreto do próprio Leoncavallo, que se baseou em uma história real ocorrida em 1880 na Calábria, província do extremo sul da Itália. Depois de mais de 120 anos, em sua estreia em Milão, no dia 21 de maio de 1892, “Pagliacci” ainda é uma das óperas mais apresentadas no meio operístico, sendo o maior sucesso de Leoncavallo. Apesar do nome “Pagliacci” (palhaços), a ópera possui uma essência dramática, com uso intenso da voz humana e de uma instrumentação trágica, como era o gosto dos compositores do Alto Romantismo.
Serviço
Festival Oficina da Ópera
O Caixeiro da Taverna – 11/09 (12h) e 12/09 (19h)
O Sonho de Edgard – 13/09 (12h) e 14/09 (19h)
Pagliacci – 15/09 (19h) e 17/09 (17h)
Local: Teatro Municipal do Rio de Janeiro
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