“A intenção foi dar voz a essas histórias silenciadas e provocar reflexões profundas”

Em romance de estreia, Maria Tereza Alvim usa a literatura como forma de denúncia de abandono e violência contra crianças

A escritora mineira Maria Tereza Alvim se inspirou em relatos e experiências de pessoas reais para construir a trama de O Peso do Silêncio, romance que marca sua estreia na literatura. O livro acompanha os desafios vividos pela jovem Madalena e seus irmãos, abandonados pela mãe e órfãos de pai. Ao serem adotados por diferentes famílias, precisam se manter unidos para sobreviver a maus-tratos diversos e seguir em frente.

Na entrevista abaixo, a autora fala dos desafios de publicar o primeiro romance, os motivos para escolher ambientar o livro em Minas Gerais, estado onde nasceu, e o poder da literatura de transformar a sociedade. Confira a conversa:

1. A história de Madalena e seus irmãos trata de problemas ainda muito atuais da nossa sociedade, como o abandono e a violência. Você se inspirou em pessoas ou fatos reais?

Maria Tereza Alvim: Sim, a história de O Peso do Silêncio tem raízes em diversas realidades que infelizmente ainda acontecem ao nosso redor. Embora os personagens sejam fictícios, muitos elementos da trama foram inspirados em relatos, notícias e experiências de pessoas que vivenciaram situações semelhantes. A intenção foi dar voz a essas histórias silenciadas e provocar reflexões profundas sobre temas como abandono, violência doméstica e o impacto do silêncio diante dessas dores.

2. O Peso do Silêncio é seu primeiro livro. Quais desafios você vivenciou durante a escrita?

M.T.A.: Escrever o livro foi um processo intenso e desafiador. O principal desafio foi equilibrar a carga emocional da narrativa, pois os temas abordados são muito fortes e exigiram sensibilidade para serem tratados de forma verdadeira, que gerasse impacto, sem que a humanidade dos personagens se perdesse. Além disso, transformar essa história em um livro envolvente, que prendesse o leitor e transmitisse sua mensagem com força, exigiu dedicação e muita revisão.

3. Por que decidiu ambientar a história no interior de Minas Gerais?

M.T. A.: Minas Gerais tem uma força cultural e uma identidade muito marcantes, e quis trazer esse cenário para a história porque ele também carrega simbolismos importantes. O interior mineiro é um lugar onde as tradições, o silêncio e os segredos muitas vezes moldam vidas, tornando-se o ambiente perfeito para contar a trajetória de Madalena. Além disso, sou mineira, e esse cenário me permitiu explorar nuances da nossa terra, com suas belezas e contradições, dando ainda mais autenticidade à narrativa.

5. O Peso do Silêncio foi um livro escrito para denunciar situações de violência muito comuns, mas pouco discutidas. De que maneiras você acredita que a literatura pode ajudar a combatê-las?

M.T.A.:A literatura tem um poder transformador. Ela nos permite enxergar realidades que, muitas vezes, preferimos ignorar. Quando um livro como este traz à tona temas como a violência e o abandono, ele dá voz a quem não pode falar e gera empatia nos leitores. Acredito que histórias como essa podem encorajar vítimas a buscarem ajuda, sensibilizar pessoas para que se tornem agentes de mudança e, principalmente, quebrar o ciclo de silêncio que perpetua tantas injustiças.

6. Você tem outros projetos em andamento? O que os leitores podem esperar de seus próximos trabalhos?

M.T.A.: Sim! Tenho muitas histórias na gaveta, mas, no momento, estou trabalhando na continuação de O Peso do Silêncio, que trará novas reviravoltas na vida de Madalena e aprofundará ainda mais sua trajetória. Ela sempre foi a minha grande heroína, mas, mesmo com outras propostas e narrativas, meus projetos abordam temas humanos e sociais com a mesma intensidade. Os leitores podem esperar histórias emocionantes e sempre voltadas para a reflexão e transformação.

—–

Sobre a autora: Apaixonada por arte e literatura, Maria Tereza Alvim é escritora, contadora de histórias e artesã. Mineira criada no interior, trabalhou por décadas como secretária e redatora no Palácio dos Despachos do Governo do Estado de Minas Gerais. Também foi assessora-interina de imprensa na Prefeitura de Viçosa. Viúva e mãe de três filhos, aprendeu a ressignificar cada fase da vida com resiliência e leva esses conhecimentos para a escrita. Agora, estreia como romancista com o livro O peso do silêncio.

Redes sociais da autora:

Instagram: @mundo.datereza
Linkedin: Maria Tereza Carreira Alvim Artiaga

Site da autora: https://mundodatereza.com.br/

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

Siga em nossas Redes

Mais popular

Obtenha as últimas atualizações

Assine nosso boletim semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novas pautas, atualizações.

Postagens Relacionadas

Mostrar Aviso