
Em romance de estreia, Maria Tereza Alvim usa a literatura como forma de denúncia de abandono e violência contra crianças
A escritora mineira Maria Tereza Alvim se inspirou em relatos e experiências de pessoas reais para construir a trama de O Peso do Silêncio, romance que marca sua estreia na literatura. O livro acompanha os desafios vividos pela jovem Madalena e seus irmãos, abandonados pela mãe e órfãos de pai. Ao serem adotados por diferentes famílias, precisam se manter unidos para sobreviver a maus-tratos diversos e seguir em frente.
Na entrevista abaixo, a autora fala dos desafios de publicar o primeiro romance, os motivos para escolher ambientar o livro em Minas Gerais, estado onde nasceu, e o poder da literatura de transformar a sociedade. Confira a conversa:
1. A história de Madalena e seus irmãos trata de problemas ainda muito atuais da nossa sociedade, como o abandono e a violência. Você se inspirou em pessoas ou fatos reais?
Maria Tereza Alvim: Sim, a história de O Peso do Silêncio tem raízes em diversas realidades que infelizmente ainda acontecem ao nosso redor. Embora os personagens sejam fictícios, muitos elementos da trama foram inspirados em relatos, notícias e experiências de pessoas que vivenciaram situações semelhantes. A intenção foi dar voz a essas histórias silenciadas e provocar reflexões profundas sobre temas como abandono, violência doméstica e o impacto do silêncio diante dessas dores.
2. O Peso do Silêncio é seu primeiro livro. Quais desafios você vivenciou durante a escrita?
M.T.A.: Escrever o livro foi um processo intenso e desafiador. O principal desafio foi equilibrar a carga emocional da narrativa, pois os temas abordados são muito fortes e exigiram sensibilidade para serem tratados de forma verdadeira, que gerasse impacto, sem que a humanidade dos personagens se perdesse. Além disso, transformar essa história em um livro envolvente, que prendesse o leitor e transmitisse sua mensagem com força, exigiu dedicação e muita revisão.
3. Por que decidiu ambientar a história no interior de Minas Gerais?
M.T. A.: Minas Gerais tem uma força cultural e uma identidade muito marcantes, e quis trazer esse cenário para a história porque ele também carrega simbolismos importantes. O interior mineiro é um lugar onde as tradições, o silêncio e os segredos muitas vezes moldam vidas, tornando-se o ambiente perfeito para contar a trajetória de Madalena. Além disso, sou mineira, e esse cenário me permitiu explorar nuances da nossa terra, com suas belezas e contradições, dando ainda mais autenticidade à narrativa.
5. O Peso do Silêncio foi um livro escrito para denunciar situações de violência muito comuns, mas pouco discutidas. De que maneiras você acredita que a literatura pode ajudar a combatê-las?
M.T.A.:A literatura tem um poder transformador. Ela nos permite enxergar realidades que, muitas vezes, preferimos ignorar. Quando um livro como este traz à tona temas como a violência e o abandono, ele dá voz a quem não pode falar e gera empatia nos leitores. Acredito que histórias como essa podem encorajar vítimas a buscarem ajuda, sensibilizar pessoas para que se tornem agentes de mudança e, principalmente, quebrar o ciclo de silêncio que perpetua tantas injustiças.
6. Você tem outros projetos em andamento? O que os leitores podem esperar de seus próximos trabalhos?
M.T.A.: Sim! Tenho muitas histórias na gaveta, mas, no momento, estou trabalhando na continuação de O Peso do Silêncio, que trará novas reviravoltas na vida de Madalena e aprofundará ainda mais sua trajetória. Ela sempre foi a minha grande heroína, mas, mesmo com outras propostas e narrativas, meus projetos abordam temas humanos e sociais com a mesma intensidade. Os leitores podem esperar histórias emocionantes e sempre voltadas para a reflexão e transformação.
—–
Sobre a autora: Apaixonada por arte e literatura, Maria Tereza Alvim é escritora, contadora de histórias e artesã. Mineira criada no interior, trabalhou por décadas como secretária e redatora no Palácio dos Despachos do Governo do Estado de Minas Gerais. Também foi assessora-interina de imprensa na Prefeitura de Viçosa. Viúva e mãe de três filhos, aprendeu a ressignificar cada fase da vida com resiliência e leva esses conhecimentos para a escrita. Agora, estreia como romancista com o livro O peso do silêncio.
Redes sociais da autora:
Instagram: @mundo.datereza
Linkedin: Maria Tereza Carreira Alvim Artiaga
Site da autora: https://mundodatereza.com.br/