Livros buscam tornar conceitos da psicanálise mais acessíveis para a população geral
A psicanálise, com raízes nas ideias de Sigmund Freud e Jacques Lacan, continua a refletir sobre a mente humana, oferecendo diretrizes para compreendermos a relação entre o inconsciente e os desafios do mundo contemporâneo, seja no ambiente profissional ou pessoal. É nesse contexto que surge a coleção “Café com Freud e Lacan”, que está sendo lançada no formato digital, idealizada para conectar temas cotidianos aos conceitos da psicanálise e da saúde mental de forma acessível.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, os afastamentos de trabalho por saúde mental no Brasil cresceram 400% entre 2020 e 2024, totalizando mais de 440 mil afastamentos. Esse cenário no país reflete a necessidade de acessibilizar conceitos de saúde mental para que as pessoas possam ter acesso a esse conhecimento.
Longe da linguagem complexa, a coleção se propõe a tornar assuntos sérios palatáveis para um público amplo, de todas as idades. O primeiro volume explora a interface entre saúde mental e o mundo corporativo, enquanto o segundo mergulha nas nuances do empreendedorismo e da proatividade. O terceiro volume da coleção, recém-lançado, tem como foco central “a dor de existir”, abordando temas como ansiedade, depressão e burnout.
“Valendo-me dos conceitos psicanalíticos de privação, frustração, castração e inibição melancólica, busquei aprofundar a compreensão da ansiedade, depressão, burnout e síndrome do pânico, enriquecendo a discussão com exemplos clínicos e estratégias de prevenção e tratamento. Nos livros, examino como as transições nas diversas fases da vida desencadeiam reviravoltas psíquicas que podem gerar inseguranças, medos e um significativo desgaste emocional”, comenta a autora, psicanalista e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Fabiana Ratti.
A autora da obra explora as profundezas das dificuldades emocionais e os desafios da saúde mental no século XXI, investigando as complexidades da mente humana diante de perdas, lutos e as feridas emocionais infligidas pelas demandas da vida moderna.
“A coleção ‘Café com Freud e Lacan’ se apresenta como uma ferramenta para promover a saúde mental e o autoconhecimento, desmistificando a psicanálise e convidando a uma jornada de exploração do próprio inconsciente em busca de uma vida mais autêntica e livre”, ressalta a autora.
Psicanálise além do inconsciente
A psicanálise transcende a exploração do inconsciente; ela nos oferece a possibilidade de compreender a nós mesmos e a ressignificar nossos desejos na jornada rumo a uma vida mais autônoma. Seja para superar o temor da mudança ou para alcançar a liberdade no trabalho e em outras esferas da vida, a psicanálise nos estimula a integrar emoção e razão, orientando escolhas mais conscientes e libertadoras.
“Essa jornada, como nos ensinam Freud e Lacan, passa pelo fortalecimento da saúde mental, pela coragem de romper a inércia e pela audácia de explorar o desconhecido – tanto nas profundezas do inconsciente quanto nas complexidades do mercado de trabalho”, explica Ratti.
Longe de oferecer soluções prontas, a psicanálise propõe uma reflexão contínua, idealmente acompanhada por profissionais qualificados, especialmente em um cenário onde a ansiedade e o esgotamento se tornam cada vez mais prevalentes.
“Talvez o maior desafio humano reside na capacidade de transcender o familiar, abrindo espaço para o novo. Afinal, como os pilares da psicanálise nos revelam, somente ao confrontar o medo e a angústia inerentes à mudança é possível avançar em direção a uma liberdade genuína, marcada pela autenticidade e pela ousadia de construir um futuro verdadeiramente singular”, finaliza a psicanalista.
Você pode adquirir os livros da coleção “Café com Freud e Lacan” no formato digital, clicando aqui.
Sobre a autora Fabiana Ratti
Graduada em psicologia pela Faculdade de Psicologia da PUC em São Paulo, Fabiana Ratti é psicanalista lacaniana e atende em consultório particular desde 1998. Fez sua formação de psicanálise pelo Instituto de Psicanálise Lacaniano e, em 2014, concluiu seu mestrado em psicologia clínica pela PUC-SP. Ao longo dos anos, em paralelo com os estudos, se dedicou à clínica, atendendo e supervisionando instituições do terceiro setor.
Em 2019, formou a Rede de atendimento Psicanalítico Lacaniano – UNBEWUSSTE. Essa Rede dá suporte a algumas instituições e empresas, atendendo pessoas do Brasil todo, online e presencial. Fabiana Ratti oferece aulas de Freud e de Lacan que são vendidas pela plataforma sympla.com.br e tem como diferencial a didática e a simplicidade para falar de conceitos complexos. A Clínica Psicanalítica Unbewusste está abrindo vagas para Formação de Analista com leituras, supervisões, atendimentos e discussões clínicas.
