Creuza, uma diarista em defesa da categoria

Criação do humorista Fran Mendes retrata rotina das profissionais, mas “não leva desaforo pra casa”

Por definição, uma (ou um) diarista é a pessoa que presta serviço doméstico de forma eventual, considerada pela legislação previdenciária como autônoma e não empregado doméstico, como muitos confundem. E essa classe ganhou uma defensora ferrenha: a diarista Creuza, personalizada pelo humorista cearense Fran Mendes, conhecido por homenagear várias profissões.

A “Creuza” – com Z, que é pra causar impacto já no nome – é mais uma personagem que criei para representar uma profissional muitas vezes explorada pelos patrões. E por quê uma diarista? Minha mãe, por muito tempo foi diarista; minha irmã trabalha assim até hoje e minha sogra também. São três mulheres fortes, porque ser diarista hoje em dia é um trabalho cansativo, pesado e que as pessoas recebem pouco por tanto que fazem”, avalia Fran.

A personagem foi criando forma a partir de conversas que o humorista tinha – e ainda tem – com familiares. “Minha sogra, por exemplo, está deliciosamente desbocada, fala o que pensa, o que vem na cabeça… E Creuza nasceu com essas características também: uma diarista que não leva desaforo pra casa, que se for preciso bate de frente com o patrão. É autêntica, como tantas outras que conhecemos”, acrescenta o humorista.

Fran Mendes nasceu na pequena Pacujá (CE) e hoje mora em Sobral. Trabalha com humor e dublagens há pouco mais de 6 anos na internet (https://www.instagram.com/franmendys/), somando suas redes sociais, já conquistou cerca de um milhão de seguidores em todo o país. Além de Creuza, outras criações fazem sucesso como a professora Tia Fran, a médica dra. Cristina, a manicure Djé, a cabeleireira Lucinha e outras, que certamente ainda virão.

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

Postagens Relacionadas

Mostrar Aviso