A Oficina do Livro Editora, dirigida por Silvia Bruno Securato tem como foco a mulher. Com temáticas diferenciadas, os livros produzidos pela Oficina trazem à luz a visão feminina sobre o mundo em todas as suas facetas. Um dos trabalhos mais conhecidos da editora é a coleção Nós, Mulheres, que acaba de lançar seu oitavo volume. A série reúne histórias de várias mulheres, com experiências de vidas diferentes e cada uma delas assina um capítulo do livro.
Ao todo são 40 coautoras que escrevem sobre questões que envolvem o universo feminino e os diversos papéis da mulher contemporânea, com relatos baseados em suas experiências profissionais, pessoais ou sociais: “Cada volume de Nós, Mulheres me faz pensar na importância da troca de experiências. Possuímos a mesma essência e, juntas, cada qual com sua vivência, peculiaridades, experiências e talentos podemos contribuir na busca de soluções comuns. Basta darmos as mãos e abraçarmos essa causa como abraçamos um bouquet, com delicadeza e firmeza ao mesmo tempo”, comenta Silvia Bruno Securato, que lança um volume por ano dessa série que já é um grande sucesso.
Coautoras do ‘Nós, Mulheres’ – volume 8: Ana Judith Monteiro de Barros Velloso, Baby Garroux, Betty Abrahão, Betty Silberstein, Claudia Romcy, Cristina Gouvêa, Déborah Vaidergorn, Diva Pavesi , Dyandreia Valverde Portugal, Graça Roriz Fonteles, Helena Lara Nogueira, Jane Rossi, Luciana Bertolucci Belliboni, Madalena Costa, Magna Aparecida, Maria Ângela da Graça Pelosi Ambrozio, Maria Cristina Ferreira de Camargo, Maria Emilia Genovesi, Maria Helena Brito Izzo, Maria Luiza d’Orey Lacerda Soares, Maria Regina Ambrósio, Mireille Dupraz, Miriam Tawil, Monica Brancalion Davantel, Monica Yvonne Rosenberg, Neide Galli, Nilda Lourenço, Nina Kuznetzow, Rosa Maria Stefanini de Macedo, Rosana Machado, Rosângela Lopes, Rosemari Boccardo, Silvia Bruno Securato, Sylvia R. Pellegrino, Uiara Campos Dias Zagolin, Valderez Luvizotto, Valquiria Helena Reuter, Vera Lilia Rocha Loures, Vera Melo, Vilma Belfort.
A Oficina do Livro Editora nasceu em 2001, no bairro do Brooklin, em São Paulo. A diretora e coordenadora editorial Silvia Bruno Securato enxergou o aprendizado que obteve no cotidiano de sua vida de mulher, ‘dona’ da família, esposa, mãe e avó; conversou com mulheres e das mais diferentes experiências que elas reúnem; foi além e decidiu ousar no mundo editorial com um olhar muito atento à mulher, suas dúvidas, ansiedades e conquistas. Hoje a Oficina do Livro Editora é uma realidade, com mais de 20 títulos publicados e inúmeros projetos em andamento, inclusive obras publicadas no exterior como o “Nous, lês femmes du Brésil”, lançado em Paris no início do ano.
Texto de Maria Emilia Genovesi como coautora- Tributo a Mulher das Artes.