Após ótima recepção do público na Itália, exposição da atriz e fotógrafa brasileira Aymara Limma ganha repaginada e volta à cena
A mostra de fotos de gaivotas ‘I am, Io sono, Eu sou Arte’ inaugura no dia 12 de abril na Locanda Barbarigo Hotel, na região de San Marco, em Veneza
Após ótima recepção do público e de boas críticas à sua exposição de fotografias de gaivotas, em julho de 2022, no evento “Cinema Barch-in”, o cinema drive-in a bordo de um barco noArsenal de Veneza, o antigo estaleiro da Sereníssima, a atriz premiada e fotógrafa brasileira Aymara Limma recebe novo convite para voltar à cena com a sua mostra.
Dessa vez, os registros poderão ser vistos no salão principal da Locanda Barbarigo Hotel, localizada na região de San Marco, perto da praça San Marco, que é o coração do turismo em Veneza, onde estãosediados os icônicos Teatro La Fênice, a Basílica de São Marcos e o Palácio Ducal. A exposição inaugura no dia 12 de abril, mas ganha novo título, “I am, Io sono, Eu sou Arte” – anteriormentenão havia a palavra “arte”.
A mudança acontece por conta de imagens inéditas que serão incluídas no projeto, além de duas pinturas. “Eu fui convidada para levar a mostra ‘I am Arte’,assim eu a chamo carinhosamente, para essa belíssima locanda, em San Marco, e, obviamente, adorei o convite, mas, como a mostra inicial foi desenhada especialmente para a grandeestrutura do Arsenal de Veneza, irei adaptá-la para a estrutura do hotel. E como amo criar, eu resolvi dar um novo ar para a mostra nessa locanda, que tem uma decoração bem veneziana.Vou expor algumas fotos da mostra original, fotos novas e acrescentar uma surpresa: uma mistura de fotografias e pinturas. A ideia é colocar 15 fotos e duas ‘fotos-artes pinturas’. Assim,eu chamo essas minhas peças inéditas”, explica Aymara.
A mostra “I am Arte” ficará aberta para visitação do dia 12 de abril a 12 de maio, de segunda-feira a sábado, das 14h às 18h., naLocanda Barbarigo Hotel (Fondamenta Duodo o Barbarigo, # 2503/A, San Marco, Veneza, Itália). A entrada será gratuita, mas é preciso reservar com antecedência o dia e o horário dapelo e-mail thegabbianiproject@gmail.com. No dia da abertura haverá um coquetel apenas para convidados, a partir das 18h.
Como nasceu a ideia da mostra
O que era, a princípio, para ser uma maneira de ocupar a mente, virou papo sério. Em pleno lockdown, em 2020, devido à pandemia da Covid-19, a atriz brasileira Aymara Limma, vivendo em Veneza, no Norte da Itália, resolveu se reinventar: pegou uma câmera fotográfica e começou a registrar gaivotas. Sendo assim, “The Gabbiani Project” (“O Projeto Gaivotas”, em tradução livre), que nasceu de maneira despretensiosa, tomou forma e os registros pessoais viraram uma mostra aberta ao público, com vários elogios, e com citação nas imprensas italiana e brasileira.
“Estou muito feliz e de braços abertos para compartilhar essas fotos de gaivotas, em Veneza, que me tocam tão profundamente a alma. Espero que elas possam tocar o coração e a alma de todos que tenham o prazer de admirá-las e de tê-las como inspiração diária, assim como acontece comigo. Acredito que essas fotos de gaivotas tenham realmente um grande poder de cura, de libertação e de força. Foi o que elas geraram em mim depois que comecei a fotografá-las durante o lockdown da pandemia. Observe, deixe-se tocar, sinta, fortifique-se e liberte-se”,filosofa a carioca, que planeja percorrer algumas cidades da Itália com a mostra.
.
‘I am, Io sono, Eu sou Arte’ em exibição até 12 de maio
Em sua primeira versão, a mostra na Itália foi intitulada como “I am, Io sono, eu sou”. Nesta nova apresentação, batizada como “I am, Io sono, Eu sou Arte”, Aymara expõe duas fotos-pinturas e cerca de 15 fotos coloridas, em formatos diferentes, que pretendem conectar os visitantes a diferentes sentimentos. Pois cada registro recebe um nome, como esperança, vitória,
curiosidade, desejo, força e sobrevivência. A escolha das imagens para esse trabalho está sendo bem difícil.
“Tenho muito conteúdo, cerca de dez mil imagens, e foi muito difícil selecionar. Eu fiquei viciada em fotografar gaivotas. Para mim, elas representam liberdade, força, perseverança, pois elas vão à caça. Elas me inspiram e, hoje, eu me sinto uma pessoa livre, sem preocupações com o julgamento dos outros. Acho que o público vai gostar.
São situações diversas, como gaivotas caçando para comer, voos, mais de um pássaro junto, gaivotas bebês, gaivotas roubando comida das pessoas… Tendo sempre ao fundo a beleza de Veneza, como a Praça de San Marco”, adianta ela, que lembra de uma situação que passou com uma gaivota.
“Eu estava andando pelas ruas, comendo frittelle, doce típico do carnaval de Veneza, tão gostoso quanto os nossos sonhos brasileiros, e reparei uma gaivota olhando fixamente para o meu doce. Eu falei para ela: ‘está muito gostoso, quero comer, não vou te dar’. E segui andando. Não é que ela veio atrás de mim e roubou o doce da minha mão? Mas de uma maneira que nem tocou em mim. Fiquei impressionada”.
Aymara estampa capa de revista em abril e apresenta programa de TV
Neste mês de abril, Aymara estampa a capa da Revista Arte Belle, na qual conta sobre o início da sua carreira; sua trajetória no teatro e no cinema no Brasil, nos EUA e na Europa; e a sua inspiração para criar a exposição das gaivotas, que ficará em cartaz em Veneza.
Atualmente, Aymara comanda o programa de TV “Cine Arte Variety”, em que entrevista atores, diretores, cantores e personalidades que contribuem para o mundo do entretenimento. No ar, no Brasil, toda sexta-feira, às 14h; e em Los Angeles (EUA) e na Itália, às às 10h e às 19h, respectivamente, também às sextas, pelo canal VRT Channel.
O semanal é transmitido em outros países.
Aymara Limma ou Brazilian Firecracker, como ficou conhecida em Los Angeles pela sua paixão e energia nos palcos, é uma atriz carioca, apaixonada pelas artes. Internacionalmente, atuou no longa “Cidade dos Anjos” (com Nicolas Cage e Meg Ryan), de 1998.
No Brasil, em 2003, apresentou o espetáculo “As Aventuras de Tom Sawyer”, que venceu em quatro categorias do Prêmio Maria Clara Machado.
Indicada ao Prêmio Quality Gold 2018, na categoria profissional do ano, a atriz iniciou a carreira na TV, em 1989, com a minissérie “Capitães de Areia”, dirigida por Walter Lima Jr, na Rede Bandeirantes. Em sua formação, teve aulas com competentes professores do Tablado e renomados mestres em Hollywood, na Beverly Hills Playhouse (Milton Katselas e Jeffrey Tambor).
Em 2015, Aymara inaugurou sua primeira exposição multimídia solo no “Iate Clube do Rio de Janeiro”, no Brasil, com pinturas, fotos e vídeos que retratam o amor. A exposição “Open Your Heart” foi composta por 42 telas – muitas das pinturas feitas com areia – e dez fotografias, além de um vídeo de aproximadamente 18 minutos. Uma mostra beneficente que
teve parte de suas vendas destinada ao Pró-Criança Cardíaca, uma instituição médica sem fins lucrativos. E devido ao sucesso foi prorrogada por mais uma temporada.
Aymara é roteirista, diretora, produtora e protagonista do premiado filme “Te Amo! Shabbat Shalom”, que venceu na categoria Melhor Curta-metragem por Júri Popular no Cinema at the Edge Independent Film Festival, em 2014, em Santa Monica, Califórnia (EUA). E em 2016, ela lançou o curta-metragem “Incondicional”, em que mais uma vez assina o roteiro, a direção e produção e ainda estrela.
Mais informações sobre a exposição, acesse o site www.aymaralimma.com e o perfil no Instagram @the_gabbiani_project.
Valéria Souza
Assessora de Imprensa