Segundo a SBNPP (2014) A neuropsicopedagogia pode ser definida como uma ciência transdisciplinar que investiga o sistema nervoso e seus efeitos no comportamento humano, especialmente no processo de aprendizagem, integrando conhecimentos das neurociências, psicologia e pedagogia. Seu objetivo principal é promover a integração educacional, social e individual, utilizando diagnósticos paraorientar a reabilitação ou prevenção de dificuldades de aprendizagem.
Para isso, é fundamental compreender o funcionamento do sistema nervoso e sua relação com o desenvolvimento e aprendizagem humanos.
Enquanto a psicologia e a pedagogia já mantinham uma certa sintonia,reconhecendo a influência das questões emocionais e afetivas na aprendizagem, a contribuição da neurociência para esse campo é relativamente recente. Essa integração amplia o entendimento sobre como otimizar o processo de aprendizagem,tornando-o mais significativo para os alunos.
A neuropsicopedagogia busca compreender como o funcionamento do sistema nervoso influencia os processos de aprendizagem, mas vai além, considerando também a interação do sujeito com sua família, ambiente escolar e sociedade como um todo.
Essa abordagem integrada reconhece a importância desses contextos na promoção de uma aprendizagem eficaz e no desenvolvimento global do indivíduo.
A Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp), criada em 2014, tem um papel relevante na regulação e promoção da neuropsicopedagogia no Brasil. Esta organização tem como objetivo principal divulgar a profissão, fomentar pesquisas na área e realizar eventos que estimulem o debate e a troca de conhecimentos entre profissionais ligados à neuropsicopedagogia e áreas afins.
Além disso, a SBNPp é mantida por uma ampla gama de associados, que incluem neuropsicopedagogos,psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, docentes, estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde e da educação, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Essa diversidade de membros reflete a abrangência e a interdisciplinaridade da neuropsicopedagogia como campo de atuação.
O neuropsicopedagogo pode desempenhar sua função em duas esferas distintas: clínica e institucional. Na abordagem clínica, ele opera em consultórios e ambientes que demandam uma prática profissional contínua, com base em diagnósticos que antecedem o processo de intervenção. Essa prática clínica não deve ser realizada isoladamente, mas sim em colaboração com a família, a escola, os professores e outros profissionais, que estejam envolvidos no atendimento do sujeito.
Carol é Psicopedagoga, especializada em Autismo e Psicopatia. Conclui em 2024 mais uma especialização em Neuropsicopedagogia. Atua na área a mais de 20 anos e tem lindos Projetos Sociais.
Por Ana Carolina Simas