Rap do Subúrbio Negro chega aos EUA

O casal de cantores RG e Preta New são o SUBÚRBIO NEGRO, um grupo de RAP formado no final do ano 2000,  no bairro periférico da cidade de Pirassununga, interior de São Paulo. Foi fundado por Reginaldo Gonçalves dos Santos, o conhecido RG.

O termo ou a expressão RAP vem da língua inglesa ” Rhythm And Poetry”, tradução de “Ritmo e Poesia”, estilo musical denominado pela mistura de um ritmo intenso com rimas poéticas, integrando o cenário cultural conhecido como Hip Hop.Rap do SUBÚRBIO NEGRO chega aos EUA

O Rap, que é um dos pilares do Movimento Hip Hop, surgiu nos guetos de Nova Iorque por comunidades pobres jamaicanas, latinas e afro-americanas. O movimento objetiva combater a pobreza, a violência, o racismo, o tráfico de drogas, a falta de saneamento e de educação. Assim, o mesmo está valendo para o Brasil.

É sabido a grande influência dos rappers junto aos jovens da periferia, que os tem como porta voz da comunidade. Assim, o SUBÚRBIO NEGRO tem como meta levar a arte através da música a esse jovem carente.

Rap do SUBÚRBIO NEGRO chega aos EUA

Rap do SUBÚRBIO NEGRO chega aos EUA

Assim, em 2001 o grupo tem a passagem do cantor JL do início até o final deste ano e, também, a entrada de Mano Black no início de 2002 até 2007. Assim, em 2003, o grupo ganha a chegada de cantora Negra New, ou seja, uma voz feminina, forte e marcante. Com uma postura contundente, o grupo traz em seu currículo várias apresentações por diversas cidades do interior do estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do estado do Paraná. Além de algumas cidades, como Ribeirão Preto, Marília, Bauru, Tietê, Ourinhos, São Carlos, Campinas, Zona Leste da cidade de São Paulo e muito mais.

Primeiro CD

Em 2006 o grupo grava seu primeiro CD intitulado “Só + 1 Loko” contendo 7 faixas, em outras palavras, um CD totalmente independente. Dessa forma, no ano de 2007 teve a saída de Mano Black por motivos pessoais e, no mesmo ano,  RG e Negra New mudam de Pirassununga para a Cidade de Ourinhos onde dão continuidade aos projetos.

Igualmente, RG e Negra New percorrem as cidades da região e sua própria cidade adquirindo vivência, experiência e levando mensagens de reflexão.  Dentre as apresentações, visitam creches, escolas, praças públicas, comunidades, barzinhos, câmara municipal, casas de shows.

Em 2018 o grupo retorna a Pirassununga para solidificar ainda mais o seu trabalho. Assim, são inspirados em grupos como os Racionais Mc’s, Dina Di, Gog, Thaíde, Consciência X Atual, entre outras referências. O grupo trabalha na finalização do seu 2° Cd que será intitulado “Tudo É Prova” com previsão para o final de 2021.

Ainda, tem o lançamento do vídeo clipe “O Que Não Mata Fortalece” que aconteceu em 30-08-2021 e do vídeo clipe Os Monstros Não Dormem (S.N).

Há ainda Coisas da Vida (S.N) com previsão para este mês de setembro, trazendo um suas letras palavras de reflexão e superação. Ainda, relatos do cotidiano do povo pobre e oprimido, procurando falar sobre as desigualdades sociais e raciais.

Fotos: Divulgação
Fonte: Divulgação

Por Denny Silva

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

Postagens Relacionadas

Mostrar Aviso