Rio Va’a 20 anos

O Va’a cresceu muito no Brasil, e em praticamente todos os estados com mar ou lagoa hoje, tem competições incríveis. 
A prova mais tradicional do Brasil, realizada todos os anos desde 2002, graças à voluntários é a Rio Va’a, presidida pelo francês Nicolas Bourlon.


Continua como prova de clube, sem fins lucrativos, e sem grandes patrocínios, foi pensada e organizada por praticantes do Va’a ’a.


Inspirada nas provas tradicionais Queen Liliuokalani (Kona, Hawaii – organizada pelo clube Kai O’pua) e La Porquerollaise (Toulon, França – organizada pelo clube Toulon Va’a), a Rio Va’a foi concebida como prova de resistência, sem troca e para equipes expedientes.


Outro foco da prova, desde 2002, é o de atrair equipes e atletas estrangeiros para facilitar a troca com atletas experientes; em 20 edições tiveram competidores de 13 paises/regiões. Este ano não foi diferente, com a presença de alemães e peruanos.
Este ano voltaram às raizes da prova, focando na V6 longa distância e na V1, que foi recorde de inscritos. Um sucesso, com atletas de altíssimo nível. 


Na V6 o percurso foi ao longo da orla da zona sul, entre Urca e São Conrado, (mas sem a perna pela praia vermelha, devido ao grande número de nadadores no local).
Ainda na V6, como grande novidade deste ano, a prova feminina foi realizada no percurso de 28km. Pedido feito pelas atletas e brilharam! 


A Rio Va’a é pioneira como prova internacional , nas também nas provas individuais: a Rio Va’a 2003 foi a primeira prova de canoas individuais no Brasil, em baterias com canoas de modelo neo-zelandês  “surfrigger”, de desenho taitiano (mas com leme).


Excepcionalmente a V1 open foi no percurso de 10km (Urca-Leme-Urca), considerando que o campeonato brasileiro de canoas individuais será realizado no final de semana seguinte.
A Rio Va’a aguarda competidores do Brasil inteiro e de diversos países em 2022, que será mais um grande sucesso. 
Fotos de divulgação: Ana Carolina Simas Entrevista ao atleta e presidente do Rio Va’a Nicolas Bourlon 

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

Postagens Relacionadas

Mostrar Aviso